Coluna PET

SHAMPOOS – Cuidado Com Promessas de Resultados Imediatistas

Sabe-se que as substâncias químicas utilizadas nos produtos cosméticos – xampus, tinturas, cremes, condicionadores – trazem sérios riscos pelo uso contínuo, por serem, cerca de 95%, a base de petróleo, como os Parabenos e Para-Phenylenediamine (PPD – produto também usado em fotocópias, impressoras, fotografias e tintura de tecidos).

O Parabeno é uma substância com a finalidade de impedir a proliferação de bactérias. Infelizmente, alguns estudos comprovaram que este, que tem uma ação parecida com o Hormônio Estrogênio, está associado ao aumento do risco de câncer de mama. O produto é absorvido pela pele e já foi detectado em biópsias de tumores mamários. Algumas pessoas sensíveis a Ácido Acetilsalicílico (AAS) podem apresentar sensibilidade aos Parabenos, pois estes, após o metabolismo, são convertidos, em parte, ao ácido ρ-hidroxibenzóico, estruturalmente relacionado ao AAS, substância bem conhecida por causar reações de hipersensibilidade. Estão, também, associados a Alergias Cutâneas e Envelhecimento Precoce da Pele. Além disso, o uso indiscriminado destes produtos tem colaborado com o crescimento de cepas bacterianas cada vez mais resistentes, e estas podem ser responsáveis pelo aumento das infecções hospitalares, infecções crônicas ou de difícil tratamento e cura.

Pesquisa publicada no periódico científico “Experimental Dermatology” (Reino Unido) sugere que os Parabenos cruzam a barreira cutânea em quantidades proporcionais à frequência das aplicações. Foram avaliados “os efeitos de uma única aplicação de produtos contendo Parabenos e de aplicações frequentes, durante 24h, mimetizando o uso de cosméticos que contém Parabenos. Calcularam a passagem destes através da epiderme e da derme. A concentração foi maior após a terceira aplicação. Isto sugere que essas substâncias atravessam a barreira cutânea depois de repetidas aplicações de produtos cosméticos que os contenham em sua formulação”. (S. Hussein, P. Muret, M. Berard, S. Makki, P.Humbert. Experimental Dermatology, Outubro, 2007). E isto representa um risco considerável a quem utiliza destes produtos continuamente, como é o caso dos profissionais de Banho & Tosa.

Há muitos anos, estão disponíveis no mercado muitos produtos livres de Parabenos em sua composição, oferecendo aos consumidores a opção de evitarem esses preservantes.

BelloKão é uma linha de produtos cosméticos para cães e gatos (e outros animais), livre de Parabenos e muitas outras substâncias químicas perigosas. É uma linha de padrão de Qualidade Premium Internacional, Ecológica, de desempenho superior e formulações exclusivas. A marca garante que seu objetivo “nunca foi o de oferecer um menor preço em detrimento da qualidade, mas oferecer a maior qualidade por um preço justo, com muito respeito ao meio ambiente e muito cuidado para com os animais e quem faz uso” de seus produtos, fazendo-se merecer o adjetivo Premium e garantindo maior qualidade de vida.

Infelizmente, nem todos estão atentos à composição dos produtos que compram e, muitas vezes, não sabem dos riscos que podem estar correndo. Um bom exemplo disso é a presença de Parabenos não apenas em produtos de beleza, mas também em alimentos e medicamentos.

Os profissionais de Banho & Tosa nem sempre se preocupam ou sequer sabem destes riscos e usam, em seu pet, produtos de marcas que fazem uso desta e outras substâncias tão ou mais danosas, com finalidade de dar um resultado de forma imediata e/ou a baixo custo.

Questione sobre os produtos utilizados em seu pet. As grandes e famosas marcas do mercado (muitas vezes produtos de alto custo, grande parte devido a seu investimento em marketing) nem sempre se preocupam, em primeiro lugar, com a qualidade de vida dos animais ou de quem faz uso de seus produtos, mantendo a atenção apenas em resultados imediatistas que, por regra, é de grande risco!

BelloKão… Quem ama, cuida!