Coluna PET

CAMARÕES ORNAMENTAIS

Os pequenos camarões coloridos – animais medindo de 1 a 4 cm – das espécies Caridina e Neocaridina, originários da Ásia, habitam pequenos córregos, canais agrícolas, riachos, lagos e represas. Vivem em habitats de leito rochoso e vegetação densa, pois necessitam de muitos esconderijos para sobreviverem aos ataques de predadores. Seu habitat conta com clima temperado, com temperatura caindo para 0°C no inverno e podendo ultrapassar 30°C no verão. Muitos dos seus biótipos apresentam congelamento da superfície durante invernos rigorosos. No entanto, em cativeiro, recomenda-se a manutenção da temperatura, variando entre 20 a 30°C, dependendo da linhagem.

Na década de 90, estes camarões eram usados em aquarismo como controlador de algas ou como alimento vivo para peixes maiores. Nesta época ainda não existiam as maravilhosas variedades de cores vivas e brilhantes que temos atualmente. A variedade “Red Cherry” (um Neocaridina de um vermelho cristalino) foi a primeira a ser desenvolvida por reprodução seletiva, por criadores de Taiwan, sendo exportados, pela primeira vez, para a Alemanha, em 2002.

São animais gregários (vivem em grupo), sociáveis e inofensivos aos peixes, no entanto, por seu diminuto tamanho, não se recomenda mantê-los com peixes agressivos, muito ativos e de dimensão muito maior que eles, podendo conviver em certa harmonia com espécies como: Neon, Tanicts, Lebistes, Tetra Red Phanton, Rodóstomus e outros pequenos peixes, desde que o ambiente possua esconderijos que possibilitem sua fuga em caso de algum ataque, a proteção de seus filhotes e, também, durante o processo de ecdise (troca da carapaça), momento em que ficam mais vulneráveis. É essencial que o aquário tenha plantas vivas, mesmo que sejam apenas musgos, pois eles se alimentam de algas e do biofilme (bactérias) que se forma naturalmente sobre elas e isso melhora a resistência orgânica destes animais e, além disso, servem de proteção e camuflagem. Não necessitam grandes aquários; em pequenos aquários de 10 ou 15 litros já se torna possível a manutenção e reprodução dessas pequenas maravilhas coloridas de comportamento fascinante.

Apesar de pequenos, suas cores são fantásticas, podendo ser encontrados nas variedades de cores: vermelho (cristal claro ou vermelho intenso), azul (claro ou escuro), amarelo, laranja, verde, preto, branco, bicolores, podendo ser vermelho e branco, azul e branco, preto e branco e ainda outras variantes mais raras.

Venham conhecer mais esta maravilha do mundo Pet. Um aquário somente de camarões e peixes pequenos, como um pequeno cardume de neons, bem plantado e decorado com rochas e troncos (ou raízes) naturais, pode ser extremamente decorativo e fascinante, dando ao ambiente – sua sala, quarto ou escritório – um toque de natureza e tranquilidade, de extrema beleza e bom gosto.